BOMBA !! COLA AQUI

Minha amiga casou no app de relacionamentos

Imagem
Você só vive uma vez. Aproveite sua vida. https://k.kwai.com/p/mgWumCDk Este blog é um espaço para compartilhar relatos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Aqui, você encontrará histórias de amor, decepções, amizades, traições, e tudo mais que a vida pode proporcionar. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles positivos ou negativos. Queremos que nossos leitores possam aprender com as experiências dos outros, e assim, construir relacionamentos mais saudáveis e felizes. Se você tem uma história para contar, não hesite em compartilhar. Sua história pode ajudar outras pessoas a entenderem melhor os relacionamentos e a tomarem decisões mais acertadas. #relacionamento #amor #desamor #amizade #família #relacionamentoabusivo #relacionamentotóxico #relacionamentosaudável #relacionamentofeliz O dia em que conheci o amor da minha vida A traição que me destruiu A amizade que durou a vida inteira Como

diferença entre a cúrcuma e o açafrão

-->





Cúrcuma e açafrao





Ando horrorizada com o que tenho lido por aí, principalmente aqui na internet, sobre a cúrcuma e o açafrão. A confusão que as pessoas fazem é imensa, confusão criada porque aqui a cúrcuma é também chamada de açafrão-da-terra ou somente de açafrão, o que é errado. Já vi uma foto de açafrão ilustrando um sal temperado com cúrcuma, matérias falando de um tempero e usando a foto de outro. Um dia desses li esse absurdo a seguir que me inspirou a escrever essa postagem: " A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada em pó", a matéria falava sobre antioxidantes e trazia a foto do açafrão.
Não tem problema nenhum em não saber, eu mesma tenho dúvidas sobre especiarias mesmo estudando muito, é um assunto vastíssimo (e encantador!!). Mas a partir do momento que você escreve, você deve procurar informações um pouco mais corretas, não acha?

Então vamos lá!

A cúrcuma e o açafrão vêm de plantas diferentes, de espécies diferentes. Elas têm forma e sabor diferentes. Olhe a foto acima!



A cúrcuma
Nome científico: Curcuma longa - família: zingeberaceae
Não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, é um caule subterrâneo de uma planta. Tudo bem chamar de raiz, mas chamar de açafrão não dá! Chame de açafrão da terra, ok? Ela custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, esse pó é amarelo escuro ou laranja. É encontrada em saquinhos, a granel e em potes de temperos. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.




o açafrão
Nome científico: Crocus sativus - família: iridaceae
São os estigmas de uma flor de cor lilás, são esses filamentos vermelhos da foto. É um tempero caríssimo vendido em vidrinhos ou caixinhas contendo um grama ou menos, a embalagem tem rótulo, é vendido em lojas especializadas em especiarias, empórios ou supermercados mais caros. Tem aroma e sabor diferente da cúrcuma. É normalmente vendido inteiro, pode ser encontrado em pó, mas o pó é vermelho. São usados na paella espanhola. O açafrão também tem propriedades antioxidantes mas não é tão usado como a cúrcuma devido ao seu valor..



Nenhuma das duas especiarias é torrada! Especiarias são desidratadas para que durem mais e desenvolvam todo seu potencial aromático. Elas podem ser curadas e até defumadas, mas torrado é o café e os miolos de quem escreve sem pesquisar direito. Podemos "torrar" as especiarias antes de usar, mas mesmo assim usamos a palavra tostar.




As duas especiarias são ótimas na cozinha! Não perca minhas dicas nas postagens acima.

O que é o curry?
O curry é uma mistura de várias especiarias, entre elas a cúrcuma.


Atenção: os saquinhos com pós amarelado que são vendidos baratinhos na feira ou em mercados são de cúrcuma. Se é baratinho é cúrcuma! Se o vendedor chama de açafrão é pelo hábito, é cultural, ele provavelmente conhece a cúrcuma como açafrão e desconhece o açafrão verdadeiro. Mas ele está vendendo a cúrcuma.
Se você está em dúvidas do que tem casa provavelmente tem cúrcuma! Se fosse o açafrão verdadeiro você saberia, porque como falei, ele é caro, é vendido em embalagens com rótulo, no Brasil não é vendido a granel ou na feira.

Se ainda ficou com alguma dúvida não tenha vergonha e pergunte abaixo. Vergonha é não querer aprender! Mas antes de perguntar dê uma olhada nos três links para outras matérias acima, ok?

Leia mais aqui: http://www.aromasesabores.com/2015/03/veja-qual-diferenca-entre-curcuma-e-o.html#ixzz4f1lnLUgz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Namorada caseira