BOMBA !! COLA AQUI

Me acompanhe a super passeio tematico

Te convido a me acompanhar a super passeio temático a estação camargos ponto turismo de Belo Horizonte  Este blog é um espaço para compartilhar relatos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Aqui, você encontrará histórias de amor, decepções, amizades, traições, e tudo mais que a vida pode proporcionar. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles positivos ou negativos. Queremos que nossos leitores possam aprender com as experiências dos outros, e assim, construir relacionamentos mais saudáveis e felizes. Se você tem uma história para contar, não hesite em compartilhar. Sua história pode ajudar outras pessoas a entenderem melhor os relacionamentos e a tomarem decisões mais acertadas. #relacionamento #amor #desamor #amizade #família #relacionamentoabusivo #relacionamentotóxico #relacionamentosaudável #relacionamentofeliz O dia em que conheci o amor da minha vida A traição que me destruiu A amiza

panela de pressão como usar

-->
Muita gente tem pavor de panela de pressão, não é verdade? Quase sempre é porque já ouviram histórias de panelas que explodiram e, sem saber como funcionam, ficam com receio de usar.
A panela de pressão é uma maravilha porque cozinha os alimentos até 3 vezes mais rápido do que as panelas normais. Para vocês entenderem como isso acontece, vou ter que levá-los para uma visita às esquecidas aulas de física
Seu professor deve ter te explicado que a água ferve a temperaturas diferentes, dependendo da altitude, isto é, da pressão atmosférica a que ela é submetida.
“E o que isso tem a ver com a minha panela???”
Tudo!  icon smile Como funciona a panela de pressão




Funcionamento da panela de pressão

Veja bem: a água ferve a 100°C no Rio de Janeiro (ao nível do mar).
Lá no topo do Everest (8.848 m de altitude), a água ferve a 72°C.
Lá no alto, a pressão atmosférica é menor, a água ferve a uma temperatura mais baixa e a sua batata vai demorar bem mais para cozinhar. Nem adiantaria aumentar o fogo, porque quando a água entra em ebulição (fervura) em uma panela normal, ela mantém essa temperatura mesmo que receba mais e mais calor. O que acontece se você aumentar o fogo, é que a água vai evaporar mais rápido e você ainda vai desperdiçar gás!
Essa tal de panela normal é uma pedra no seu caminho, não é? Se ela fosse uma panela genial, deixaria a água ferver e continuar aumentando a temperatura para as suas batatas cozinharem muito mais rápido!
Tudo bem que você não está no topo do Everest, mas mesmo com a água esquentando até 100°C (quando ela ferve e a temperatura pára de subir), é claro que você quer que ela fique muuuito mais quente para as suas batatas ficarem cozidas mais rápido! Certo?
É aí que entra a panela de pressão! Observe a figura abaixo:
panela de pressao Como funciona a panela de pressão



Trata-se de uma panela totalmente vedada (tem uma borracha que veda toda a superfície de contato da tampa com a panela), que impede que o vapor escape. Como esse vapor vai se acumulando dentro da panela, a pressão dentro dela aumenta e fica maior do que a pressão atmosférica.
Como o nível do mar é o máximo de pressão atmosférica que podemos ter para cozinhar (a menos que faça uma viagem para as profundezas do oceano para fazer seu almoço), a panela com uma pressão mais alta por dentro é a única maneira de conseguir que a água suba para uma temperatura superior a 100ºC, atingindo mais ou menos 120°C. Com uma temperatura mais alta da água, suas batatas cozinharão rapidinho!



Mas não é simples assim. Para que não aconteça um acidente, existem as válvulas. É dela aquele barulhinho de apito que você conhece.
É comum que as pessoas se apavorem quando a válvula começa a soltar fumaça. O detalhe é que se pode apavorar se ela não soltar a fumaça!!
Olhe a figura.
O vapor vai aumentando lá dentro e a pressão vai subindo. Chega uma hora que essa pressão atinge um limite. Se subir mais, pode ficar perigoso. Aquela válvula que você vê no centro da tampa, é mantida fechada por um pininho que é relativamente pesado. Quando a pressão dentro da panela atinge o limite, ela consegue empurrar o pino para cima, possibilitando assim que o excesso de vapor escape. Desta maneira a pressão interna se mantém, controlada pela válvula!
Portanto, quando você vir que sua panela está soltando vapor e o pino estiver dançando para lá e para cá no mesmo ritmo, está tudo ok! Não mexa na válvula porque ela garante a sua segurança! Deixe ela trabalhar sozinha!



A outra válvula, de segurança, serve para quando a válvula central não funcionar (porque entupiu, por exemplo). Elas podem estar na tampa (como na figura), embaixo do cabo ou nas bordas da panela. Se a válvula central falhar, elas irão abrir para evitar uma explosão.
Você já deve estar imaginando que, para abrir a panela, é preciso esperar que ela esfrie. Está correto. Se a panela ficou fria, a pressão já vai ter saído.
Tem muita gente que coloca a panela debaixo d’agua para acelerar o resfriamento. Deixe a parte inferior embaixo da água corrente mas não mexa na válvula para diminuir a pressão, porque o alimento pode escapar.
NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA.
CONFIRA SEMPRE SE O PINO ABAIXOU COMPLETAMENTE.

Cuidados no uso da panela de pressão

- Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
- Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
- Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer).
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.
- Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.



icon wink Como funciona a panela de pressão
Ficou grande, né? Mas é muito importante explicar tudo direitinho em um só post para ter certeza que vocês leram tudo e que não vai haver nenhum acidente aqui na nossa Cozinha!
Vamos perder o medo da panela de pressão e cozinhar muito mais coisas gostosas!
Ah!!!! Panela de pressão não é geladeira, viu gente??? Tem gente por aí que acha que manter o alimento dentro dela conserva alguma coisa… tsc tsc tsc…
Depois me conte como foi sua primeira vez!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Namorada caseira