BOMBA !! COLA AQUI

Minha amiga casou no app de relacionamentos

Imagem
Você só vive uma vez. Aproveite sua vida. https://k.kwai.com/p/mgWumCDk Este blog é um espaço para compartilhar relatos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Aqui, você encontrará histórias de amor, decepções, amizades, traições, e tudo mais que a vida pode proporcionar. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles positivos ou negativos. Queremos que nossos leitores possam aprender com as experiências dos outros, e assim, construir relacionamentos mais saudáveis e felizes. Se você tem uma história para contar, não hesite em compartilhar. Sua história pode ajudar outras pessoas a entenderem melhor os relacionamentos e a tomarem decisões mais acertadas. #relacionamento #amor #desamor #amizade #família #relacionamentoabusivo #relacionamentotóxico #relacionamentosaudável #relacionamentofeliz O dia em que conheci o amor da minha vida A traição que me destruiu A amizade que durou a vida inteira Como

abóbora


 Seara Kit Festa


São plantas anuais, rasteiras, da família das cucurbitáceas. Ao grupo das abóboras pertencem a abóbora rasteira (Cucurbita moschata), a moranga (C. máxima), a moranga híbrida, obtida pelo cruzamento da moranga com a abóbora, e abobrinha-verde, que é uma variedade da abóbora rasteira. As abóboras são consumidas sob a forma de doces em



diversos pratos salgados e são muito importantes nas dietas. Existem espécies destinados à ornamentação e à ração animal
Cultivares recomendados: a) abóbora-rasteira ( Curbita moschata Duch.): canhão, abóbora--seca e menina-brasileira; b ) moranga (Cucurbita máxima Duch.): exposição; c) híbrido: tetsukabuto.



Época de plantio: desenvolve-se bem nas épocas quentes (temperatura na faixa de 20 a 35ºC). O calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação de sementes e o crescimento da planta.
Plantio: Colocando-se 4 sementes/cova, são necessários 0,5 a 1 kg/ha para as abóboras, 0,5 a 0,8 kg/ha para as morangas e 0,4 a 0,7 kg/ha para os híbridos. No caso das abóboras híbridas, que são estéreis, é preciso plantar de 15 a 20% da área com um cultivar



polinizador; para cada 5 e 6 linhas, ou 5 covas do híbrido, planta-se uma do polinizador. Este deve ser semeado antes do híbrido: 25 a 30 dias (tipo Menin); 15 a 21 dias (Exposição).



Espaçamento: Abóbora: 5m entre linhas ou sulcos x 4m entre covas; moranga: 4 x 3m; híbridas: 3 x 2m; abobrinha-de-moita: 1,5 x 1m. COVAS: 50cm de lado e 30cm de profundidade. Cada cova deve ser adubada com5 a 10kg de esterco de curral bem curtido ou 2 a 3kg de esterco de galinha.
Clima e solo: As abóboras são plantas de clima quente, preferindo temperaturas de 20 a 27°C, e não resistem a temperaturas abaixo de 10°C. adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade. O pH varia entre 5,8 e 6,8. Temperaturas amenas e dias curtos estimulam o desenvolvimento de maior número de flores femininas.






Sementes necessárias: para abóbora - rasteira e tetsukabuto, necessita-se de 500g por hectare; para moranga, 800g a lkg de sementes por hectare.
Adubação: esterco de curral ou de galinha, se disponível . 300g de superfosfato simples e 40g de cloreto de potássio por cova, 20g de sulfato de amônio em cobertura, conforme a necessidade da planta.
Tratos culturais: manter a cultura no limpo na fase inicial. Depois de frutificação, o mato não parece prejudicar a cultura.



Irrigação: é preciso irrigar na fase de germinação.
Época de colheita: abóbora - menina é comercializada ainda verde , com 25cm de comprimento (cerca de 380g de peso). A colheita inicia-se aos 75 dias até a maturação dos frutos. Moranga e tetsukabuto são colhidos 90 a 120 dias após o plantio, enquanto as abóboras secas levam 150 dias até a maturação dos frutos.
Produção normal: 10-15t/ha.
Rotação: Cereais e hortaliças folhosas. Não plantar outras cucurbitáceas e pimentão nas proximidades e nem utilizá-lo para rotação.



Polinização das híbridas: As morangas híbridas têm poucas flores masculinas e não produzem pólen, por isso plantam-se 10% das covas variedades polinizadoras de abóbora ou moranga, como a Coroa, abóbora-de-porco e Menina-Brasileira, 10 a 15 dias anttes da híbrida. A abobrinha italiana também é usada como polinizadora, mas por ser mais precoce, é plantada 15 dias depois da híbrida. Recomenda-seque se plante uma cova de polinizadora para cinco ou seis de híbrida, ou uma fila para cinco ou seis. As morangas Lavras 1 e Lavras 2 não precisam ser intercaladas com abóboras polinizadoras.
Raleação: Quando as plantas estiverem com 3 a 4 folhas, eliminam-se as menos desenvolvidas, deixando duas por cova.



Capinas: As culturas de abóbora e moranga devem ser mantidas no limpo.
Composição por 100g: Abóbora: 40 calorias, 1,2g de proteínas, 12mg de cálcio, 27mg de fósforo, 0,7mg de ferro, 350mmg de vitamina A, 0,05mg de vitamina B1, 0,04mg de vitamina B2 e 42mg de vitamina C. Moranga: 35 calorias, 1,7g de proteína, 32mg de cálcio, 24mg de fósforo, 2,3mg de ferro, 380mmg de vitamina A, 0,07mg de vitamina B1, 0,05mg de vitamina B2 e 11mg de vitamina C. Folha da abóbora: 27 calorias, 4,0g de proteínas, 477mg de cálcio, 136mg de fósforo, 0,08mg de ferro, 600mmg de vitamina A, 0,09mg de vitamina B1, 0,06mg de vitamina B2 e 80mg de vitamina C.



Broto de abóbora: 26 calorias, 4,2g de proteínas, 127mg de cálcio, 96mg de fósforo, 5,8mg de ferro, 270mmg de vitamina A, 0,14mg de vitamina B1, 0,17ng de vitaminaB2 e 58mg de vitamina C.
Irrigação: Diariamente, até trinta dias depois do plantio, e de quatro em quatro dias até o início da maturação dos frutos.



Adubação de cobertura: Feita 30 dias depois do plantio. Aplicam-se 2kg de esterco líquido por planta.
Pragas e doenças: As pragas que atacam as cucurbitáceas são os pulgões, vaquinhas e brocas, que podem ser controladas com cobertura morta de palha e arroz entre as covas. Usa-se também repelente à base de pimenta ou inseticida à base de fumo. O repelente é feito com 500g de pimenta verde ou vermelha, 4 L de água e 50 colheres de sabão em pó. Batem-se as pimentas no liquidificado, com 2 L d’água, coam-se e misturam-se o sabão e o restante d’água. O repelente é pulverizado sobre as plantes atacadas. O inseticida é feito



com 100g de fumo de corda picado, três colheres de sabão de coco e 4 L de água. O fumo é fervido em 2 L de água, durante cinco minutos. Depois de esfriar e coar, misturam-se o sabão de coco e o resto da água. Essa mistura deve ser pulverizada sobre as folhas atacadas. Se os pulgões não desaparecerem, aumentam-se a dosagem de fumo na composição. As principais doenças são a antracnose, o oídio, o míldio, o crestamento gomoso do caule, a podridão – dos frutos e o mosaico. A antracnose, que forma manchas escuras na superfície dos frutos, caule e folhas, é favorecida pela alta umidade do ar e pela temperatura entre 21 C a 27 C, e é controla com rotação de culturas (repolho, couve, tomate, alface) durante dois ou três anos, coma utilização de sementes sadias e eliminação de cucurbitáceas selvagens e restos de cultura.






O oído, que afeta as folhas expondo-as à queimadura do sol, é causado por um fungo que se desenvolve em temperaturas baixas, orvalho e nevoeiro pesado. O míldio, também causado por fungos, deixa lesões e manchas verde-oliva e púrpura nas folhas é controlado evitando-se o plantio em períodos sujeitos à neblina e a temperaturas entre 16 e 22 C. Devem-se também evitar baixadas mal ventiladas e com acúmulo de ar frio. O crestamento gomoso do caule, provocado por fungo que se desenvolve em temperaturas acima de 25 C, pode atacar qualquer órgão da planta, deixando lesões circulares de cor parda e preta nos frutos, e é controlado com rotação de cultura e uso de sementes sadias. A podridão dos frutos é provocada por bactérias, e as medidas preventivas são a rotação de culturas, tratos culturais para proteger os frutos do contato com o solo e a escolha de solos leves, drenados e não sujeitos ao encharcamento. O vírus do mosaico é transmitido, principalmente por pulgões, durante os tratos culturais. Essa doença reduz o tamanho das folhas e interfere no desenvolvimento dos frutos, que ficam inutilizados para o comércio. Seu controle consiste em usar sementes sadias, evitar utilizar áreas onde foram plantadas outras cucurbitáceas e eliminar as plantas susoeitas.
Produtividade: Abóbora: 12 a 16 t/ha; a híbrida: de 10 a 15 t/ha; a moranga: de 10 a 12 t/ha.
Cultivares: Abóbora: Bahiana Tropical, Canhão, Canhão Gigante, Caravela, Carioca, Goaininha, Jacarezinho, Menina Brasileira, Menina Clara, Menina Creme, Mini Paulista, Mocinha, Nova Caravela, Pira-Moita, Redonda, Amarela Gigante, Seca de Pescoço e Spaghetti; abóbora japonesa: Ebisu, Lavras II, Suprema, Tetsukabuto e Tsurunashi Yakko; moranga: Alice, Big Moon, Carijó, Coroa, Exposição e Tropical.
Armazenamento: Os frutos podem ser guardados em galpões arejados, por tempo determinado, até sua comercialização.
Rotação: Cereais e hortaliças folhosas. Não plantar outras cucurbitáceas e pimentão nas proximidades e nem utilizá-lo para rotação.
Detalhes:
  • Não aplicar defensivos no período da manhã para não prejudicar a atividade dos insetos polinizadores, principalmente, as abelhas.
  • Irrigar um dia antes da semeadura e 1 a 2 vezes/semana até o início da maturação dos frutos. Por infiltração: os sulcos devem ser preparados com declividade de 0,2 a 0,5%. Por aspersão: evitar o período da manhã durante o florescimento, para não molhar e inviabilizar o pólen.
  • Iniciar entre 90 e 120 dias o plantio, para as abóboras híbridas, e entre 120 a 150 dias para as demais.

Fonte: Especial Rural
* Nome científico: Cucurbita moschata (Duch.) Duch. Ex Poir.
Família: Cucurbitaceae




Origem: Ásia Tropical
Características da planta: planta de ciclo anual, caule herbáceo rastejante, provido de gavinhas e raízes adventícias. Apresenta folhas cordiformes ou reniformes, de coloração verde-escura e com áreas prateadas. O produto de importância econômica são os frutos, que podem ultrapassar 50 cm de comprimento e, dependendo da variedade, apresentam formato achatado, alongado com o chamado "pescoço", ovóides, esféricos ou cilíndricos. Podem ser consumidos verdes ou maduros.




Características da Flor: apresenta flores masculinas e femininas separadamente (planta monóica), de tamanho relativamente grande e coloração amarelo-vivo. As flores femininas possuem o ovário bem destacado, antecipando o formato do fruto.

*fonte: Flores do Alimento - Silvestre Silva - Empresa das Artes - 1997

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Namorada caseira