BOMBA !! COLA AQUI

Me acompanhe a super passeio tematico

Te convido a me acompanhar a super passeio temático a estação camargos ponto turismo de Belo Horizonte  Este blog é um espaço para compartilhar relatos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade. Aqui, você encontrará histórias de amor, decepções, amizades, traições, e tudo mais que a vida pode proporcionar. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles positivos ou negativos. Queremos que nossos leitores possam aprender com as experiências dos outros, e assim, construir relacionamentos mais saudáveis e felizes. Se você tem uma história para contar, não hesite em compartilhar. Sua história pode ajudar outras pessoas a entenderem melhor os relacionamentos e a tomarem decisões mais acertadas. #relacionamento #amor #desamor #amizade #família #relacionamentoabusivo #relacionamentotóxico #relacionamentosaudável #relacionamentofeliz O dia em que conheci o amor da minha vida A traição que me destruiu A amiza

composteira em casa

Montar uma composteira em casa exige alguns cuidados e informações, mas não tem mistério. Quem agradece é o jardim, os canteiros, os vasos, que terão adubo orgânico, rico, farto e econômico.

Modo de fazer

1. Se você mora em casa e tem espaço, a montagem de sua composteira será ao ar livre, feita numa caixa sem fundo colocada diretamente no solo.
2. Esta caixa pode ser de tijolo, madeira ou o que você puder reaproveitar em sua propriedade.
3. Nesta composteira você colocará cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, borras de café, erva de chimarrão, folhas secas, só não pode por restos de comidas, carne, pois apodrece, provoca mau cheiro e atrai ratos, baratas, moscas.
4. Deixe algumas frestas em sua composteira para a circulação do ar.
5. Sempre que colocar seu lixo orgânico , mexa bem e coloque um pouco de terra ou areia para cobrir.
6. É interessante que você faça uma divisão em sua composteira (ou duas) pois quando estiver preparando um adubo, em um dos lados, o outro já estará disponível para ser usado.
7. No verão o processo de decomposição é mais rápido que no inverno. Também no verão devido a alta temperatura devemos molhar o adubo para facilitar a fermentação.
8. Depois de um período de descanso, algumas semanas conforme a temperatura, seu composto estará pronto para ser usado
Dicas e esclarecimentos:

* Posso enterrar o lixo ou colocá-lo em um buraco no chão? Não, pois assim não haverá aeração.

DICA: Faça pilhas acima do chão, intercalando camadas de materiais orgânicos como: palha, capim (resto de corte de grama), restos de poda, folhas caidas, um pouco de terra, etc. Faça reviradas periódicas, cuide com o excesso de umidade ou a falta dela. Este tipo de compostagem precisa da mesma forma que a composteira na caixa, de muita aeração no bolo.

* Posso colocar as sobras de ração ou fezes animal (p.e. gato, cachorro)? Sim, a ração vai dar uma fermentada, mas não é prejudicial ao adubo. Só cuide com as fezes em quantidade, pois ela atrairá moscas e exalará cheiro desagradável.

DICA: Cubra bem as fezes com palha ou terra.

* Posso colocar restos e cascas de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi)? Sim, qualquer tipo de casca de frutas, pois todas elas são orgânicas.

* Preciso tampar a composteira? Não, só cuide no caso de muita chuva ou exposição a animais, ou moscas.




DICA: Em caso de muita chuva, coloque uma telha sobre a composteira, mas não esqueça de retirá-la ao término da mesma. Pode-se também envolver a composteira em uma telinha (aquelas de mosquiteiros) no caso de muitas moscas. Lembre-se que se estes bichos estiverem aparecendo em excesso provavelmente existe algo de errado com o adubo.



* A minha composteira está exalando um cheiro forte, o que pode estar errado? Provavelmente por excesso de umidade e/ou pouca aeração.





* Posso utilizar uma bacia plástica grande com furos na lateral? Sim, mas quanto maior a quantidade de furos laterais melhor, assim haverá aeração necessária ao processo de decomposição aeróbico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Namorada caseira