PESQUISE AQUI








Pesquisa personalizada






3 de mar de 2010

OVOS DE PASCOA


Fazer ovos de páscoa sai mais barato do que comprar ovos de páscoa industrializados. Além de presentear seus familiares você ainda pode ter uma fonte de renda já que o lucro obtido com a venda de ovos pode ficar entre 100% e 300%. Isto significa que de cada 100,00 gastos na produção você ganhará o dobro ou o triplo em receitas.
A primeira coisa que você precisa aprender é a fazer o ovo de páscoa básico. Ele será a base para criar ovos de páscoa mais elaborados.
Você vai precisar comprar os seguintes materiais:
  • Recipiente de vidro que será usado para derreter o chocolate.
  • Uma espátula feita de metal ou plástico
  • Uma colher feita de plástico
  • Formas de silicone ou de plástico para dar forma ao chocolate.
  • Papel Manteiga
  • Uma assadeira para colocar o chocolate na geladeira
Onde comprar materiais para fazer ovos de páscoa?
Este tipo de material é encontrado facilmente em lojas especializadas em artesanados e em artigos para festas. Você também pode comprar pela Internet pois existem muitas lojas que vendem estes produtos com entrega em casa.
Se você vai produzir poucos ovos pode comprar chocolates em barra encontrados em supermercados. Normalmente estas barras possuem 500Kg ou 1Kg. Se deseja compra em grande quantidade localize na sua cidade empresas que trabalham como destruidora de doces e chocolates para o comércio. Isto é facilmente encontrado em qualquer lista telefônica. Estas distribuidoras costumam se localizar no centro de qualquer capital e são responsáveis pelo abastecimento de comércios que vendem doces e balas. Quanto maior for a quantidade de chocolate comprada menor será seu custo. Uma dica é se juntar com pessoas que você conhece que também compram chocolate nesta época para que juntas possam comprar uma grande quantidade.
PRODUZINDO O OVO DE PÁSCOA TRADICIONAL
1) Quebre a barra de chocolate em lascas com a ajuda de uma faca. É bom que sejam lascas pequenas para facilitar o derretimento. Nunca use o ralador porque a umidade da sua mão vai estragar o chocolate. Lembre-se que o chocolate não pode ter nenhum contato com água. Tudo deve estar muito seco. Se a sua cozinha for muito úmida também não vai dar certo.  Nesta receita vamos utilizar meio quilo de chocolate.
2) Agora você vai colocar os pedaços de chocolate em uma vasilha de vidro e colocar no microondas em potencial alta por 1 minuto. O correto é dividir as lacas de chocolate em 3 partes iguais. Na primeira etapa você só vai derreter duas destas 3 partes. A cada minuto retire e movimente o chocolate. Repita este procedimento 3 vezes em um total de 3 minutos ou até todo o chocolate estar derretido sem bolas e lascas sem derreter. O objetivo de parar para mover o chocolate é para que o derretimento seja feito por igual.
3) Você também pode fazer o processo em banho maria caso não tenha o microondas. Você também deve mexer o chocolate para que derreta igual sem ficar com pedaços. Isso normalmente acontece quando o chocolate atinge a temperatura de 45 graus. Preste atenção para não deixar o chocolate muito quente. O fogo precisa estar baixo. Quando a água do banho maria estiver quente desligue o fogo. O objetivo é só derreter e não cozinhar o chocolate. Se você possuir um termômetro de cozinha vai ajudar muito pois não pode passar de 45 graus. Você pode comprar um termômetro para chocolate aqui. Tome muito cuidado para não olhar o chocolate quando estiver fazendo no banho maria. Não deixe a água ferver pois se isso acontecer o valor da água pode molhar o chocolate ou deixar o mesmo úmido. Para terminar retire o chocolate do banho maria ou do microondas e adicione aquele um terço do chocolate que você ainda não derreteu. É fundamental que ele esteja muito bem picado. Misture bem porque esse chocolate precisa derreter com o calor do chocolate que já estava derretido. Este é o processo chamado de temperagem. É isso que faz o ovo de páscoa não derreter depois que estiver pronto.
4) Coloque o chocolate sobre uma pedra de mármore da pia da sua cozinha. Movimente o chocolate de um lado para o outro com a espatula para esfriar. O correto é que você só comece a fazer o ovo quando a temperatura do chocolate estiver a 29 graus, ou seja, quando estiver frio. Se você não tem pia então esfrie o chocolate movimentando ele com a espatula dentro da vasilha até esfriar e ficar mais grosso. Nunca toque no chocolate, nunca deixe o chocolate molhado.
5) Quando estiver frio coloque o chocolate novamente no pirex de vidro. Com a ajuda da colher coloque o chocolate no molde de silicone ou plástico. Você deve espalhar o chocolate de forma uniforme como se estivesse sujando todo o molde.
6) Escorra o excesso de chocolate e limpe as bordas do molde com a espatula. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique da grossura que você desejar.  O normal é que isso seja feito 3 vezes.
7) O ovo deve ser colocado na geladeira em um assadeira coberta com papel manteiga. O buraco do molde deve ficar para baixo. Quando terminar deixe por 3 minutos na geladeira.
8) Agora use uma faca para retirar o excesso do chocolate nas bordas do molde e aperte o mesmo para desenformar. Isso deve ser feito com uma leve pressão no fundo do molde.
9) Agora faça o acabamento tirando qualquer excesso do ovo. É importante cuidado para não deixar a marca dos seus dedos no ovo. Use uma luva ou pano para pegar nos ovos. É interessante fazer todo este serviço a noite quando a temperatura está menor.
DICA IMPORTANTE: Se você usou só chocolate ao leite e depois de pronto o ovo começou a derreter então faça o ovo com um pouco de chocolate amargo. Você pode colocar metade de chocolate ao leite, metade de chocolate amargo ou 2 partes de chocolate ao leite e 1 parte de chocolate amargo. O chocolate amargo tem menos manteira de cacau. É a manteiga de cacau que faz o chocolate derreter. Então ao adicionar chocolate amargo você está na verdade fazendo um ovo com menos manteiga de cacau e que desta forma irá derreter com menos facilidade depois de pronto.
DERRETEDEIRA: Se você realmente deseja produzir ovos de páscoa e chocolates depois da páscoa uma grande dica é investir na compra de uma derretedeira de chocolate. A vantagem deste tipo de equipamento é que ele é capaz de derreter e manter o chocolate derretido na temperatura ideal sem nenhum risco do chocolate ficar umido ou se contaminar com água que é um grande problema do banho maria. Também não tem o risco de queimar o chocolate como ocorre quando derretemos no Microondas. A derretedeira facilita muito o trabalho de quem deseja ganhar dinheiro com chocolate pois é capaz de derreter de 1 a 5kg de chocolate de forma profissional. 
Veja este vídeo mais dicas:

Postagens populares

Minha lista de blogs

tang

Pesquisa personalizada
User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:Abobora Doce Recheada Adimito Amendoas Bacalhoada Bolinho Caranguejo Bolinho Recheado Queijo Bolos Decorados Mecanico Calda Manjar Carne Receita Cerveja Creme De Maca Croqueta Frango Presunto Feito Cuscuz Marroquino Folhadinhos Rapidos Gelatina Abacaxi Hoteis Inquilinato Laranja Morangos Licor Ameixa Macas Glaceadas Massa Leitao Massas Yakisoba Menus Dia Namorados Microondas Pao Molho Requeijao Frango Molhos Especial Tender Muffins De Halloween Paelha Marisco Panquecas Ovos Pate De Caviar Pessego Receitas De Pimenta Limao Polpa Manga Receitas Castanhas Portuguesas Receitas Cheesecake Receitas Rapidas Natal Repolho Crespo Risotto Pato Saladas Vinaigrette Sobremesas De Copinhos Sopa Arroz Feijao Sopa Courgette Sorvetes De Damasco Souvlaki Spaghetti Receitas Tarte Espinafres Frango Tarte Fruta Natas Tomates Forno Video Racao Humana